ORDEM DE APRESENTAÇÕES SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Se preferir, click AQUI para baixar a lista em pdf
Início das comunicações: 13h:30
Simpósio Temático n. 1 - B 10, sala 100
Micro-história e história social
Coordenadores: Jonas Moreira Vargas (UFPel), Luis Augusto Farinatti (UFSM)
Quinta-feira, 7 de junho
1. Cibele Caroline da Rosa (UNISINOS): “Açorianos e suas estratégias de inserção socioeconômica no povoamento da América portuguesa (Rio Pardo, 1751-1808)”
2. Júlia Leite Gregory (UNISINOS): “Micro-história e o estudo de trajetória como metodologias para analisar a dinâmica do mercado da terra”
3. Francine Brandalise (--): “Organizações e associações de trabalhadores em Caxias do Sul (1889-1930)”
4. Lucas Pereira de Oliveira (UNIOSTE): “Tensões e experiências no tempo: os operadores do direito e a história do processo de Manoel Joaquim dos Santos (Ceará- 1923)”
5. Eduardo Ortiz (PUCRS): “Micro-história e literatura: aproximações possíveis na construção narrativa”
Sexta-feira, 8 de junho
6. Gilson Moura Henrique Junior (UFPel): “Periódicos como objetos de pesquisa e fontes: jornais como comunidade, local de trabalho e ferramentas de produção de percepções do real, sobre o tempo, o clima e a ideia de cidade e modernidade”
7. Gabriel Carvalho Kunrath (UFPel): “‘Bandidos e Fanáticos’: A construção do inimigo na Batalha do Irani nas páginas do jornal A República (1912)”
8. Marcelo Cardoso (UFSM): “Corpo de Tropa da Província do Piauí: organização, engajamento e fuga da polícia 1852 a 1873”
9. Francesco Santini (UFSM): “História do Crime e fontes jurídicas: o debate metodológico entre História Social e Direito na Itália”
10. Letícia B.S. Guterres (UNESPAR): “Micro-história e escravidão no Brasil: caminhos e possibilidades”
11. Marcelo Santos Matheus (IFRS): “Registros de batismos e tráfico de africanos (RS, 1820-1850)”
Simpósio Temático n. 2 - B 10, sala 101
Global History, transnacionalidades, conexões e escalas na história
Coordenadores: João Júlio dos Santos Júnior (UECE); Miquéias Henrique Mügge (Princeton University); Tiago Gil (UnB)
Quarta-feira, 6 de junho
1. João Júlio dos Santos Júnior (UECE): “História global: um empreendimento intelectual em curso”
2. Ana Paula Gomes Bezerra (PUCRS): “Da vitrine para o mundo: a circulação de bens de consumo através dos catálogos das exposições universais (1851 E 1867)”
3. Júlio C. Bittencourt Francisco (UFRGS): “Da Grande Síria ao Mandato Franco-Britânico: A questão Palestina e a identidade árabe em Porto Alegre no contexto da proclamação do Estado de Israel em 1948”
4. Caroline Poletto (IFRS): “O imaginário anticlerical libertário sob uma perspectiva global: algumas possibilidades”
Quinta-feira, 7 de junho
5. Wanilton Dudek (UPF): “Entre Los Angeles e Rio de Janeiro: a luta contra o fascismo em perspectiva transnacional”
6. Marília Rodrigues de Oliveira (PUC-Rio): “Elysio de Carvalho e a escola de policia: circulação de saberes de policia cientifica no rio de janeiro (1912-1914)”
7. Estela Carvalho Benevenuto (SMED-Poa): “Conexões de repressão e violência entre Brasil e Argentina nos anos de 1946-1964: Polícia Política do Cone Sul”
8. Leandro Goya Fontella (IFFar-SB): “Da Redução de São Francisco de Borja ao processo de contato entre sociedades indígenas e euro-americanas: variações de escalas na trajetória de uma pesquisa”
Simpósio Temático n. 3 - B 10, sala 102
Trajetórias, biografias, prosopografias
Coordenador@s: Alexandre Karsburg (UNISINOS), Eliane Fleck (UNISINOS), Eloísa Helena Capovilla da Luz Ramos (Unisinos)
Quarta-feira, 6 de junho
1. Bárbara Tikami de Lima (UNISINOS): “Mar de contradições: a excepcionalidade e normalidade presentes na trajetória do marinista Edoardo de Martino”
2. Regina Zimmermann Guilherme (PUCRS): “A trajetória do Marmorista italiano Leone Lonardi em Porto Alegre (1927-1961)”
3. Anna Paula Boneberg Nascimento dos Santos (UNISINOS): “Aldo Locatelli no Brasil: de pintor sacro a professor no Instituto de Artes de Porto Alegre, RS – Uma trajetória marcada por relações pessoais e profissionais (1948-62)”
4. Luis Alberto Martín Dávila Murguía (UNISINOS): “Tejiendo relaciones en torno a un vacío. Sobre la identidad de José de Acosta SJ. y su família”
5. Cristina Ferreira (FURB): “Hermann Blumenau e as peculiaridades da imigração no livro “Sul do Brasil” (1850)”
6. Jean-Pierre Macedo Dantas de Morais (UFRN): “Biografando uma disciplina escolar: a trajetória da disciplina de História do Rio Grande do Norte”
Quinta-feira, 7 de junho
7. Maico Biehl (UNISINOS): “Entre a História Natural e a Medicina: a trajetória de Johann Rengger no Paraguai (1819-1825)”
8. Maciel Antônio Silveira Fonseca (UFJF): “Velhos atores, novos agentes: atuação médica sanitarista em Juiz de Fora (1893 - 1911)”
9. Eliane Cristina Deckmann Fleck (UNISINOS): “En tratándose de civilización, no tenemos que considerarnos a nosotros mismos como centro de la civilización”: o pensamento do naturalista e botânico Moisés Santiago Bertoni (1857-1929)”
10. Ricardo Kemmerich (UFSM): Trajetória imigrante, fronteira e República: entre a enxada, o caderno e a cruz (1889 – 1930)
11. Rodrigo Dal Forno (PUCRS): “Assis Brasil, Baptista Lusardo e Raul Pilla: trajetórias, recursos e relações políticas no Brasil Republicano”
12. Paulo Vitor Sauerbronn Airaghi (UFRN): “A implantação da República no Rio Grande do Norte: uma análise a partir da trajetória de José Leão Ferreira Souto”
13. Paulo Rikardo Pereira Fonseca da Cunha (IFRN): “Das ruas às tribunas: uma análise biográfica de João Café Filho (1923-1937)”
Sexta-feira, 8 de junho
14. Israel da Silva Aquino (UFRGS): “Tecendo um mundo desigual: análise de redes de compadrio na freguesia de Viamão (1759-1769)”
15. Alana Thais Basso (UFRGS): “Antônio Lopes da Costa, homem de negócios: uma trajetória no mundo mercantil em busca da ascensão social (Rio de Janeiro, 1732 – 1773)”
16. Giovan Sehn Ferraz (Rede Municipal, Ivoti): “Memória e identidade na construção de um anarquista: Roberto Freire e sua adolescência”
17. Guilherme Catto (--): “Carreiras políticas de sucesso: o apoio ao Golpe Civil-Militar de 1964 e o recrutamento da elite política gaúcha”
18. Marcelo Vianna (UNISINOS): “Um homem e suas máquinas: a trajetória de um fabricante de computadores durante a ditadura civil-militar”
19. Gilvani Alves de Araujo (UFPR): “Em busca de Ernani Reichmann: simbiose de (auto)biografia coral e Micro-História”
20. Deivy Ferreira Carneiro (UFU): “Biografia e trajetória na segunda geração da Microstoria italiana: uma breve análise das abordagens de Simona Cerutti e Maurizio Gribaudi”
Simpósio Temático n. 4 - B 10, sala 103
Mobilidades, migrações e redes sociais
Coordenador@s: Maíra Vendrame (UNISINOS), Marcos Witt (UNISINOS), Antônio de Ruggiero (PUCRS)
Quarta-feira, 6 de junho
1. Caroline von Mühlen (SINODAL) e Rodrigo Luis dos Santos (ISEI/Unisinos): “Os caixeiros viajantes no Rio Grande do Sul: mobilidades, migrações e redes sociais”
2. Jordana Alves Pieper (SINODAL): “A arte musical do Janz Quartet fortalecendo laços étnicos identitários em imigrantes de descendência alemã no Brasil e Canadá (1954-1965)”
3. Juliana Maria Manfio (UNISINOS): “As canções e o processo imigratório italiano no Rio Grande do Sul”
4. Antônio de Ruggiero (PUCRS): “Entre resistências e integração: a cultura gastronômica nas memórias e nos romances dos primeiros imigrantes italianos no Rio Grande do Sul”
5. Charles Roberto Ross Lopes (PUCRS): “A trajetória da indumentária lusitana nos trópicos de 1808 a 1831”
6. Biane Peverada Jaques (PUCRS): “A importância dos relacionamentos sociais na trajetória pessoal de imigração (Pelotas, 1922-1949)”
Quinta-feira, 7 de junho
7. Patrícia Weiduschadt (UFPel): “Sínodo de Missouri: circulação transnacional e identitária dos saberes pedagógicos entre Alemanha, Estados Unidos e Brasil”
8. Marcos Antônio Witt (UNISINOS): “Trajetórias de lideranças imigrantes no Brasil e no Chile – século XIX”
9. Rosane Marcia Neumann (UPF): “O diretor da colônia: Hermann Faulhaber, sua trajetória e redes sociais”
10. Margareth Anne Camargo Contessa (PUCRS): “As Atividades Empresariais no Rio Grande do Sul do imigrante Frederico Jorge Logemann e seus descendentes”
11. Jéssica Fernanda Arend (UNISINOS): “Imigrantes alemães desviantes: análise da criminalidade dentro de uma colônia de imigração alemã (Santa Cruz, 1879-1905)”
12. Evandro Machado Luciano (UFRGS): “Migrar, trabalhar, lutar: uma nota sobre conflitos de classes em Novo Hamburgo nos anos de 1970 e 1980”
Sexta-feira, 8 de junho
13. Leonor C. Baptista Schwartsmann (Fundação SOAD): “Vai a esta hora o trachoma colhendo em seus tentáculos novos candidatos para a cegueira: a profilaxia do tracoma e a imigração”
14. Renata Brião de Castro (UFPel): “A imigração italiana para o município de Pelotas/RS durante o século XIX”
15. Vicente Martins Dalla Chiesa (TRF4): “Os primeiros templos metodistas da região colonial italiana da Serra Gaúcha (1887-1900)”
16. Marinilse Marina Busato (UPF): “‘Casar bem’: estratégias matrimoniais e econômicas na Região de Colonização Italiana do Rio Grande do Sul (1906-1970)”
17. Egiselda Brum Charão (PUCRS): “Do norte da Itália ao sul do Brasil: a trajetória de Vicente Monteggia”
18. Leonardo de Oliveira Conedera (--): “Racconto familiare: A imigração italiana no Brasil no contexto do pós-guerra (1946-1976)”
Simpósio Temático n. 6 - B 11, sala 101
Gênero, abordagens e metodologia
Coordenadoras: Nikelen Witter (UFSM), Carla Barbosa (GERS), Ana Paula Korndörfer (UNISINOS)
Quinta-feira, 7 de junho
1. Carla Adriana da Silva Barbosa (GERS): “As mulheres da elite farroupilha: papéis de gênero e família (RS, 1835-1845)”
2. Tuane Ludwig Dihl (UNISINOS): “As mulheres abolicionistas de Porto Alegre (séc. XIX): reflexões teórico-metodológicas acerca de um protofeminismo”
3. Giane Caroline Flores (--); Priscilla Almaleh (--): “Rondas e orgias: prostituição e policiamento na Porto Alegre de fins do século XIX”
4. Gabriela Rotilli dos Santos (UFSM): “Possibilidades e usos do Livro de Registro de Entrada de Pacientes do Hospital de Caridade de Santa Maria como fonte para estudo das mulheres populares e das relações de gênero nos anos iniciais do século XX em Santa Maria-RS”
5. Daiane Silveira Rossi (FIOCRUZ): “Para fugir da miserabilidade: estratégias da pobreza no interior do Rio Grande do Sul em princípios do século XX”
Sexta-feira, 8 de junho
6. Ana Paula Korndörfer (UNISINOS): "‘Pessoas cuidadosamente selecionadas’: a Fundação Rockefeller e a formação de enfermeiras (Brasil: 1917-1951)”
7. Cláudia Musa Fay (PUCRS): “Vozes silenciosas: depoimentos de mulheres imigrantes no Rio Grande do Sul”
8. Yara Fernanda Chimite (FEEVALE): “A representação materna em processos-crime de defloramento (Novo Hamburgo, década de 1930)”
9. Camilla Caetano La Pasta (PUC-RIO): “Margarida Hirschmann, a "Bela Espiã": crime, justiça e gênero no Brasil do pós-guerra (1945-1949)”
10. Bettina Pinheiro Martins (UFPel): “Quanto vale a vida de uma mulher na China? Uma análise das memórias de opressão presentes no livro “As Boas Mulheres da China”
11. Thayane Lopes Oliveira (FIOCRUZ): "‘Veja-o antes de senti-lo’: mamografia e controle do câncer de mama no Brasil, 1970 a 1990”
Simpósio Temático n. 7 - B 11, sala 102
Jovens pesquisadores - Coordenador@s: Rodrigo Luis dos Santos (ISEI/Unisinos), Caroline Von Mühlen (Colégio Sinodal)
Quarta-feira, 6 de junho (início 15h:30)
1. Henrique Melati Pacheco (UNISINOS): “E para provar o crime trouxe-me um lenço tinto de sangue”: Crimes, sociabilidades e conflitos entre as comunidades negras de Cachoeira – RS, séc. XIX”
2. Karina Bortolanza (UNISINOS): “Práticas e crenças entre descendentes de imigrantes italianos, Farroupilha (1875-1915)”
3. Gabriel Dalmolin (FURB): “O entrelace entre diferenças e semelhanças: estudo sobre a reciprocidade nas comunidades de imigração italiana no Vale do Itajaí”
4. Fabrício Cardoso da Silva (UNISINOS): “Um sequestro amistoso: o caso de Poroto na fronteira entre o amadorismo e o mundo do trabalho futebolístico”
5. Layza Ariane Alves Bandeira (UNIFAP): “Uma abordagem etnográfica das políticas migratórias na região fronteiriça amapaense (Guiana Francesa-Brasil)”
Quinta-feira, 7 de junho (início 13h:30)
6. Michel Honório da Silva (FURB): “Impressões de Hermann Blumenau sobre a legislação brasileira: um diagnóstico sobre a vinda de imigrantes estrangeiros ao sul do Brasil”
7. Norton Neves (UNISINOS): “A quimera racial: políticas de imigração dos finais do século XIX e os conflitos sociais entre imigrantes italianos e nacionais (1870-1900)”
8. Alex Antônio Vanin (UPF): “Um sacerdote português e um colono alemão: duas trajetórias unidas pela Colônia Militar de Caseros (1858-1878)”
9. Eduardo da Silva Weber (FACCAT/UFSM): “Mosè Bezzi (1872-1957): imigração, ferrovia, comércio e relações de poder no Quinto Distrito de Taquara (Gramado, RS)”
10. Cecil Vinicius Olivar Oliveira Guerra (UFRN): “‘Voltados para a luz’: a formação de uma identidade para a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (1935-1945)”
11. Ludmila Picolotto (Faculdade Murialdo); Letícia Pinto de Oliveira (Faculdade Murialdo): “Movimentações financeiras dos imigrantes contemporâneos economicamente ativos em Caxias do Sul (RS)”
12. Josiane Aparecida do Nascimento do Amarante (Faculdade Murialdo); Denuza Vieira de Siqueira (Faculdade Murialdo): “Mapeamento Socioeconômico dos Imigrantes Haitianos atendidos pelo CRAS/Leste em Caxias do Sul-RS”
13. Marcelo da Silva Dal Molin (Faculdade Murialdo); Carolina Cristina Santos (Faculdade Murialdo): “Mapeamento do perfil laboral de imigrantes contemporâneos em Caxias do Sul-RS: análise de currículos dos participantes das oficinas de orientação profissional da Faculdade Murialdo”